top of page

Conflito Familiar

  • Foto do escritor: Psicóloga Cátia Penhalver
    Psicóloga Cátia Penhalver
  • 13 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de out. de 2024


Conflito familiar
Conflito familiar

Conflito familiar


Os sentimentos inseridos em um conflito familiar são diversos. Abordarei alguns principais como: a tristeza, ansiedade, preocupação, ressentimentos devido à deterioração das relações e ao impacto emocional dos conflitos.





Pontos Importantes a serem tratados:


  • Como trabalhar a sensação de não conseguir resolver os conflitos familiares?

  • Preocupação e nervosismo sobre como solucionar o impacto futuro nas relações familiares;

  • Ansiedade sobre como os conflitos afetarão o futuro das relações familiares e o ambiente familiar;


O conflito familiar é parte inevitável da vida e ocorre em todos os tipos de família, independente da estrutura, do tamanho, da cultura e pode surgir por diversas razões, como: diferenças de valores, quando a comunicação é deficiente, quando as expectativas não são atendidas.

Para que o relacionamento dentro desse ambiente familiar se torne saudável e harmonioso, é preciso compreender a natureza dos conflitos e como devem ser enfrentados. Precisamos entender quais são as causas mais comuns dos conflitos familiares e como podemos achar o caminho para melhorar esses relacionamentos familiares:


- As diferenças de Opção e Valores - Dentro de um núcleo familiar, é comum e natural que cada um tenha o seu ponto de vista, que tenha a sua opinião e valores. Isso por muitas vezes pode se chocar por existir uma opinião diferente sobre a educação dos filhos, sobre questões financeiras que podem gerar tensões.


- As expectativas não atendidas - Quando as expectativas não são atendidas, frustações e ressentimentos são gerados.


- Comunicação deficiente - Para que uma família se fortaleça e crie laços, é necessária uma comunicação de forma clara. Portanto o diálogo é sempre a melhor forma de estabelecer a comunicação.

A comunicação deficiente é uma das principais causas de conflitos familiares, pois mal-entendidos e interpretações errôneas podem gerar discussões mais intensas.


-Pressão externa -  fatores externos como trabalho, problemas financeiros, questões de saúde, contribuem para aumentar a tensão familiar e contribui para conflitos.


Existem estratégias que auxiliam a solução de conflitos:


-Estabelecer a comunicação aberta – incentivar a comunicação com respeito de forma clara e honesta.

É importante que todos os membros da família se sintam à vontade para expressar seus sentimentos e preocupações e que o julgamento não faça parte dessa comunicação.


-Estabelecer Regras de Convivência – respeito é algo fundamental para a solução de conflitos familiares. Quando existe o respeito, qualquer discussão se torna produtiva.

As regras são importantes e podem ajudar a conduzir a conversa pelo melhor caminho e para isso é importante: não interromper, focar no problema e não na pessoa.


- Assumir compromissos – para que haja resolução de conflitos, ambas as partes precisam assumir compromissos. Diálogo é uma forma para se chegar ao meio-termo que satisfaça as expectativas de todos.


Procurar ajuda profissional


Quando os conflitos se tornam muito intensos e começam a sair do controle, se tornando difíceis de serem resolvidos, a ajuda de um terapeuta é importante, para oferecer estratégias adicionais e mediar a comunicação entre os membros da família.

Embora o conflito familiar seja bem desafiador, é uma grande oportunidade para que esse núcleo familiar crie oportunidades de crescimento e fortalecimento dos relacionamentos. Se tais problemas forem encarados com atitude de compreensão e solução, podemos usar essas situações para melhorar a comunicação, estreitar laços e criar uma base mais sólida neste núcleo.

 
 
bottom of page